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25
Jan.
Nós estamos sempre nos comunicando por meio de quatro tipos de métodos de comunicação: *comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual.* Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO?
Verbal é a comunicação falada, em que você usa palavras para expressar o que pensa e sente. Inclui não só palavras, mas também o tom e intensidade. Esta é a forma mais comum de comunicação. Basicamente, é o uso da linguagem na forma de uma frase, por meio de palavras. A comunicação verbal é importante porque ela é muito eficiente e instantânea. Em uma empresa, as pessoas frequentemente fazem uso da comunicação verbal durante reuniões, apresentações ou enquanto conversam umas com as outras.
DICAS: como melhorar a comunicação verbal para permitir que sua mensagem chegue ao público de uma forma mais funcional.
Tenha confiança na sua voz: Enquanto fala tente estar o mais confiante possível sobre o que você está dizendo. Faça com que as suas ideias cheguem às pessoas de uma forma clara, acrescentando confiança ao seu tom, isso facilitará aos ouvintes ouvir o que você quer dizer. Certifique-se de usar um tom de voz forte e firme para que as pessoas possam ouvir o que você está dizendo com facilidade e clareza.
Evite o uso de marcadores discursivos: Marcadores de discurso, são sons ou palavras utilizadas para preencher uma pausa durante uma conversa. Enquanto fala, o excesso de uso de marcadores discursivos pode afastar a audiência ou confundi-la, desviando sua atenção. Por mais tentador que seja, algumas palavras comuns como 'ok', 'gostar', 'certo', 'um', e 'você sabe', “né”, devem ser evitadas.
Foco na sua linguagem corporal: Por mais importante que seja o conteúdo que você está falando, a linguagem corporal é igualmente importante. Ao conduzir uma reunião, se você estiver sentado em uma postura ereta com a mão sobre a mesa, isso mostrará que você está confiante sobre o que está dizendo. A linguagem corporal tem um papel significativo na mensagem que você está tentando enviar.
Pratique a escuta ativa: Para ser um bom orador, é essencial ser um ouvinte presente. Ouvir ativamente é quando se faz um esforço consciente para compreender o que a outra pessoa está a dizer. Isto pode ser extremamente útil durante apresentações, conversas, entrevistas e reuniões.
QUEREMOS SABER: Você já identificou alguma dificuldade para se comunicar verbalmente?
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Fique atento, a qualquer momento vamos compartilhar pequenas doses de conhecimento sobre diversos temas, nos acompanhe.
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